:: Hibribus, da Volvo, vira notícia em passeio pelas ruas de BH

Imagem

“Porta fechando”. A mensagem automática foi apenas um, dos vários detalhes do Volvo B-215 RH, o Hibribus, que encantaram os admiradores de ônibus nas ruas de Belo Horizonte. Num emocionante passeio na manhã do último sábado, os entusiastas conheceram de perto a principal aposta de tecnologia em energia automotiva para os próximos anos: veículos híbridos. A tecnologia combina o funcionamento de dois motores – um a diesel e outro elétrico, em complemento – a favor da redução de emissão de material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) em até 50%, além de consumir 35% menos óleo diesel.

Produzido em Curitiba desde junho de 2013, o ônibus híbrido já conquista seu espaço: 30 unidades circulam na capital paranense (como a do passeio), outras cinco foram vendidas para o Parque Nacional Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e mais 200 para o Transmilênio, o BRT de Bogotá (Colômbia).

O passeio Por dentro do Volvo B-215 RH, organizado pelo Clube e a concessionária Volvo Treviso, teve início na Praça da Estação – ponto em que a TV Alterosa passou a acompanhar o funcionamento da nova tecnologia. A passagem do híbrido pelas ruas foi surpreendente. Logo que adentrou no Centro, o ônibus de cor verde e carroceria Marcopolo Viale BRT atraia muitos olhares curiosos. Durante esta linha especial, os entusiastas percorreram ainda outros dois pontos turísticos da capital mineira: o Mercado Central, onde houve parada para um delicioso café com pratos típicos locais, a convite da Volvo Treviso, e a Praça do Papa, para uma seção de fotos.

 

Imagem

Imagem
Após o evento, a nota geral dada pelos apaixonados na fanpage do Clube foi 10. “O veículo é algo fantástico, possibilitou a muitos conhecer algo diferenciado”, opinou o assistente administrativo Marcos Vinicius dos Santos, de 22 anos, de Contagem. “Muito conforto, o que impressionou foi o fato de não haver arrancadas e o maior espaçamento entre poltronas. Percebi a diferença brusca no sistema hibrido e o motor (elétrico) foi uma surpresa em saber como a energia era gerada”, acrescentou o auxiliar administativo Leonardo dos Santos, 36.

O híbrido da Volvo mostrou que está mais do que aprovado. Agora resta torcer que ele venha logo para o Move – o BRT de Belo Horizonte.

Imagem
Opinião de quem tem

“Atingimos a média de 3,75 km/l. O mesmo valor de dois carros de passeio. As baixas emissões de CO2, com apenas 20 gramas por passageiro por quilômetro, são correspondentes a 1/5 das geradas por carros híbridos. Estamos realmente satisfeitos e orgulhosos”
Lars Börje Björfjäll, presidente da Göteborgs Sparvägar, empresa de transporte público de Gotemburgo (Suécia)

“Desde o início conseguimos perceber uma economia de combustível de 35% em tráfego urbano e cerca de 25% em tráfego entre cidades. Índices que superaram nossa expectativa inicial, que era de 20%”
Dominik Steiner, proprietário da Steinergbus AG, subcontrolado da PostAuto, na Suécia

Tudo sobre o Volvo B-215 RH

FICHA TÉCNICA
Motores
Volvo D5F Diesel, quatro cilindros, 4.760cm³, com potência de 210 cv (cavalos) e torque de 82 kgfm
I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor) elétrico, com 160 cv e torque de 82 kgfm que carrega as baterias durante as frenagens
Transmissão
Volvo I-Shift de 12 marchas
Direção
Elétrica
Freios
ABS, com controle de tração e EBS
Suspensão
Eletrônica a ar
Baterias
De íon lítio, com controle de temperatura no aquecimento ou resfriamento da bateria. A unidade PMU (Powertrain Management Unit) controla o carregamento, acionamento da potência de cada motor e o modo de troca de marchas
Conversor de energia
Proporciona a conversão CC/CA 600V/24V A energia recuperada pela frenagem é usada em parte para alimentar componentes auxiliares como o compressor de ar, o controle de climatização e os servo-auxiliares da direção
Comprimento da carroceria
Até 13,20m
Imagem

Foto oficial do passeio

Confira o vídeo produzido pela TV Alterosa clicando no link a seguir:

http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja—2ed/2013/12/07/noticia-ja-2edicao,101899/onibus-hibrido-movido-a-energia-eletrica-e-testado-nas-ruas-de-bh.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s