:: Santafé Class é a marca do novo serviço de ônibus executivo da Santafé

???????????????????????????????

Depois de muita expectativa, a “cara” do inédito serviço executivo da Santafé Transportes enfim é revelada. Santafé Class é a marca que passa a estampar os três primeiros ônibus na linha Belo Horizonte x Formiga, escolhida por meio do Concurso Seleção Executivo Santafé, realizado pelo Clube dos Admiradores de Ônibus de Minas Gerais durante os meses de julho e agosto. Os busólogos – verdadeiros apaixonados pelo tema transporte de passageiros –, enviaram 149 diferentes sugestões de nome para a empresa, que realizou uma eleição interna entre funcionários, nas cidades de Belo Horizonte, Formiga, Itabirito e Ouro Branco, para a escolha.

O auxiliar administrativo Marcos Vinícius dos Santos, 22, de Contagem, foi o grande vencedor. Autor da marca Santafé Class, ele sugeriu outras 20 ideias para o serviço inicialmente operado por três unidades do modelo Marcopolo Viaggio G7 1050 encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 R Euro 5. Como prêmio, recebeu uma miniatura do modelo G7 gentilmente cedida pela Marcopolo. Os diferenciais do Santafé Class, que cobrará o mesmo valor de passagem de um veículo convencional, incluem ar-condicionado, DVD, vidros colados, 42 lugares, apoio para as pernas e internet a bordo, outra inovação recém lançada pela companhia. Tudo para deleite dos passageiros, tratados com o máximo de conforto e a última tecnologia disponível no mercado.

???????????????????????????????

“Ao sugerir o nome Santafé Class, pensei em todos os diferenciais oferecidos ao passageiro. O nome Class, em inglês, vem da palavra classe e busca agregar valor ao conforto dos novos ônibus”, explica Marcos Vinícius.

Neste sábado, os busólogos tiveram um gostinho de como é andar nesta máquina durante o evento de premiação e passeio do Concurso. Participantes e demais aficionados foram calorosamente recebidos pelo diretor administrativo da Santafé, Marcelo Almeida, na garagem do bairro Carlos Prates (Região Noroeste de Belo Horizonte), para uma manhã de diversão, experiência e troca de conhecimento. A programação começou com um delicioso café preparado pela Santafé. Em seguida, Marcelo apresentou os setores da garagem inteligente, dividida em ilhas – entre elas uma nova área para destinação de resíduos.

Na sala de reunião José Dercy de Almeida, nome do fundador da Santafé, os busólogos puderam ainda assistir a um vídeo institucional da empresa, tirar dúvidas sobre a sua estrutura e frota. A parte mais divertida do dia ainda estava por vir. Por volta das 10h40, todos embarcaram num passeio com um dos novos ônibus até a região da Pampulha, com paradas para fotos no estádio Mineirão e a nova praça situada ao lado da igrejinha São Francisco de Paula. Além de um dos novos Santafé Class, a companhia atendeu a um pedido de última hora e disponibizou aos entusiastas o passeio de um raro ônibus urbano da frota: o Caio Apache S-21 chassi Volksbus 17.240 OT. O coletivo ano 2002 é um dos poucos ônibus de motor traseiro restantes no transporte metropolitano de BH, o que despertou grande interesse da turma.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

 

O passageiro em primeiro lugar

Criada a partir da uma divisão da empresa Santa Maria em 1997, a Santafé é uma das companhias mineiras mais preocupadas com o bem estar do passageiro. Além de manter uma frota com ideia média baixa (cinco anos), adota como política de qualidade uma frota de ônibus de motor traseiro para linhas intermunicipais, o que proporciona maior conforto, agilidade e menor ruído do que um equivalente de motor dianteiro. A frota é composta por 30 veículos urbanos e 30 rodoviários, que interligam milhares de pessoas diariamente entre Belo Horizonte e bairros de Nova Lima (Região metropolitana da capital mineira), os municípios de Formiga, Itabirito, Ouro Branco e Candeias. Com os três novos ônibus, a Santafé também reforça a sua atuação no turismo. Um exemplo de espírito empreendedor e reconhecimento aos usuários e apaixonados por ônibus.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

O Concurso Seleção Executivo Santafé:

149

sugestões de nome, média de 4,1 por pessoa

21

foi o máximo de sugestões enviadas por um único admirador de ônibus

1

mulher “novata” de 41 anos entre os participantes

13

anos foi a idade do admirador mais jovem

1

participante de Nova Lima e 1 de Formiga, cidades (além de BH) atendidas pela empresa

 

O que é busologia?

É o termo utilizado para designar o estudo do ônibus e assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistema de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de ônibus, chassis e carrocerias. Difundida a partir do fim dos anos 1970, a busologia ganhou impulso com a popularização da rede mundial de computadores (a internet), desenvolvendo-se a partir de atividades de colecionismo, principalmente fotografias, além de desenhos e pinturas, encontros em rodoviárias, visitas à garagens e exposições de miniaturas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s